S01EP07 – Como interpretar um rótulo alimentar

S01EP07 – Como interpretar um rótulo alimentar

Neste episódio vou abordar um tema que ainda suscita muitas dúvidas e partilhar com vocês a minha maneira de interpretar um rótulo alimentar e o que mais me preocupa. Irei ter como critério de seleção, rótulos de produtos recomendáveis, e não fazer uma comparação entre produtos. 

            Quando olhamos para um produto, devemos ter em atenção dois parâmetros: a lista de ingredientes e a tabela nutricional. Na lista de ingredientes devemos ter em consideração a ordem em que os ingredientes aparecem listados, quais os ingredientes que a compõem, se são reconhecíveis e quais os nutrientes que posso retirar dos mesmos. Devemos procurar também, que a lista de ingredientes não seja muito grande. 

            A tabela nutricional é composta por vários parâmetros. Começando pelo valor energético, devemos reconhecer quais os valores aceitáveis e adequados ao nosso dia a dia. De seguida, o teor lipídico, onde vemos também a gordura saturada que, não sendo uma gordura boa, devemos optar por alimentos que tenham uma menor quantidade da mesma e maior de gordura insaturada, mais saudável. Quanto ao teor de hidratos de carbono, dos quais açúcares, é preciso ter sentido critico em relação aos valores apresentados versus a composição do alimento, e perceber se estão naturalmente presentes ou se são açúcares adicionados. Por último, temos o teor de fibra, um alimento pode ser considerado uma boa fonte de fibra se apresentar uma porção >3g/100g, o teor de proteína e o teor de sal. 

Irei mostrar-vos alguns exemplos de alimentos ricos em gordura saturada e insaturada, que tipos de açúcares são adicionados aos alimentos e como identificá-los, assim como a minha opinião quanto aos adoçantes, como saber se um produto tipo snacké uma melhor opção de pré-treino ou pós-treino e quais os alimentos que devemos ter mais cuidados na compra. 

            Depois de analisar todos estes parâmetros, é necessário olhar com sentido critico e fazer uma avaliação ao produto. Não precisamos de complicar, basta perceber o que se adequa melhor a cada um e à sua prioridade.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT