S01EP08 – Entrevista Inês Pais – Como começar uma alimentação vegetariana

ALIMENTACAO VEGAN

S01EP08 – Entrevista Inês Pais – Como começar uma alimentação vegetariana

            Neste episódio tenho como convidada a Inês Pais, que nos vai falar sobre a sua transição para uma alimentação vegan e como podemos fazer uma alimentação saudável mesmo sendo 100% vegetal. Conta-nos como tomou a iniciativa, através da visualização de um documentário, “Cowspiracy”, e como isso impactou toda a sua mudança alimentar, pensando não só na proteção animal, mas também a nível ambiental. Como sempre foi muito preocupada, ao início não procurou uma nutricionista, mas fez uma longa investigação na área da nutrição e da culinária, para perceber como começar, tendo optado por, inicialmente, retirar a carne e lacticínios. Ao ter ido para Londres, tirar um curso de cozinha, deparou-se com imensas opções veganas e, como precisava de poupar dinheiro, acabou por deixar de comprar peixe e ovos, passando a ter apenas uma alimentação vegan. 

            Na sua vida profissional, tal como tenta transmitir nas redes sociais, para além de fazer receitas, tenta passar a informação que tem adquirido ao longo dos anos sobre este tema. Na sua vida a dois, conta-nos que não foi complicado, pois o seu namorado também já tinha o interesse em reduzir o consumo de carne, só não estava informado de como o havia de fazer, então “juntou-se o útil ao agradável”. Contudo, fala-nos de como é importante estar ciente dos argumentos para as suas escolhas perante a opinião dos outros, da família e da comunidade em geral. 

            Ao longo desta mudança, a Inês fala-nos que realiza frequentemente análises para controlo de micronutrientes e faz suplementação, referindo a vitamina B12, ferro e o ácido fólico. No entanto, antes de suplementar, realizou uma pesquisa de quais os alimentos eram mais ricos nestes nutrientes para evitar uma deficiência dos mesmos. Com a gravidez, já optou por procurar uma nutricionista para a acompanhar e ajudar, assim como a introduzir uma alimentação vegan no seu filho, futuramente. 

            Há cada vez mais pessoas a querer fazer esta transição, ir reduzindo devagarinho o consumo de carne. É muito importante haver um equilíbrio e fazer as escolhas que nos façam sentir bem. 

Comentários: 1

  • Isabel
    8 Janeiro, 2021

    Adorei!!Sempre tive muita curiosidade acerca deste tema e gostei muito da descontração com que foi falado.
    Parabéns Mafalda pelo podcast e parabéns Inês. Espreitei a pág do Instagram e estou fã!!!

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT