3 formas simples de dar a volta às suas hormonas e perder peso de forma saudável

3 formas simples de dar a volta às suas hormonas e perder peso de forma saudável

3 formas simples de dar a volta às suas hormonas e perder peso de forma saudável

Já tentou perder peso cortando nas calorias? Conseguiu? Quanto tempo consegui manter o peso perdido?

Muitas pessoas se queixam da dificuldade que têm em manter o peso a longo prazo. Mesmo sabendo a teoria e o que devem fazer para perder o peso, não conseguem deixar de sentir fome, vontade de comer, controlar o que comem nas festas etc…  A verdade é que, apesar de a contagem calórica ser importante, nós não somos calculadoras.

A capacidade de resposta do nosso corpo é influenciada por inúmeros fatores como o stress, os nossos níveis hormonais, o exercício físico, o sono etc… e isso tem um peso muito grande no que toca à manutenção de um peso saudável. É por isso que eu não gosto nada do termo “dieta”. Não é uma dieta que nos vai permitir sermos saudáveis mas sim uma mudança mais global de alimentação e estilo de vida. 

O que precisa então de fazer?

Controle a sua fome

As hormonas que controlam o apetite são a leptina (que o diminui) e a grelina (que o aumenta). A melhor forma de as optimizar para a perda e estabilização do peso é através do consumo de alimentos ricos em proteína, fibra e água.  

Alimentos como carnes brancas, legumes, sementes e fruta vão ajudá-lo a sentir-se mais saciado a longo prazo. Outra forma de conseguir manter sempre um equilíbrio adequado destas hormonas é evitando saltar refeições ou fazer uma grande restrição calórica. Estes comportamentos afetam negativamente o funcionamento de algumas hormonas, sobretudo as tiroideias, que são extremamente importantes para manter o ritmo de desgaste energético e, consequentemente, perda de peso. 

Controle os cravings/desejos: Estes são o segundo comportamento mais comum numa dieta, depois da sensação constante de fome. A principal hormona envolvida neste processo é o cortisol, que está associada ao stress.

Stress excessivo e durante um tempo prolongado, pode fazer com que o corpo produza demasiado cortisol, que levará a desejos de alimentos ricos em açúcar, gordura e/ou sal. Além disso, o cortisol ativa uma espécie de pensamento “o crime compensa” no nosso cérebro, fazendo-nos esquecer qual é o nosso objetivo final.

Quase que nos leva a pensar que “precisamos” imenso deste ou daquele alimento para nos sentirmos melhor. É por isso que não conseguimos largar o pacote de batatas fritas depois de um dia difícil no trabalho.

Então, como é que podemos diminuir o cortisol no corpo?

Fazendo atividades de relaxamento como ouvir musica calma, caminhar, tomar um banho de imersão, praticar yoga ou meditação, qualquer coisa que nos ajude a desacelerar.

Aumente a sua energia

Quando estamos a fazer uma alimentação mais regrada, temos muitas vezes aquela sensação inicial de fraqueza ou cansaço. É perfeitamente normal, e significa que o nosso corpo se está a adaptar à nova ingestão energética. A hormona que controla esta sensação é a insulina.

Quando comemos muito açúcar ao longo do dia, ou alimentos à base de hidratos de carbono simples (ex: bolachas), a insulina está sempre a aumentar a pique e a diminuir. Isto faz com que, ao longo do tempo, ela regule a sua produção para níveis altos, mesmo quando estamos a ingerir menos comida. E é nessa fase que nos podemos sentir com “pouco açúcar no sangue” ou mais fracos. Além disso, a insulina tende a inibir a perda de massa gorda, “dizendo” aos nossos adipócitos para acumularem o açúcar que comemos a mais, sob a forma de gordura. 

Para manter os seus niveis de energia e insulina adequados, evite hidratos de carbono simples como açúcar, bolos, gomas, refrigerantes, pão branco, etc… Opte por refeições mais equilibradas que combinem sempre uma fonte de hidratos de carbono com uma fonte de gordura (Ex: maça + amêndoas) ou com uma proteína (ex: batata doce + peito de frango), para que a digestão seja mais lenta, a distribuição de energia mais espaçada no tempo e a produção de insulina mais baixa.

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