60 Receitas e dicas para fazer com ingredientes que tem na despensa,

ingredientes que tem na despensa

60 Receitas e dicas para fazer com ingredientes que tem na despensa,

Independentemente da estação do ano, alimentos como enlatados, leguminosas, farinhas, frutos secos e sementes, são ingredientes que quase toda a gente tem na despensa. Estes, podem ser grandes aliados para fazer receitas rápidas, saborosas e nutricionalmente equilibradas, sobretudo agora na fase de isolamento. No entanto, é necessário ter alguns pontos em consideração na compra e armazenamento deste tipo de alimentos. 

Enlatados

Na maioria dos enlatados, o sal, é um alimento que está presente numa quantidade elevada, uma vez que este, para além das características organoléticas que proporciona também é útil para a conservação dos enlatados. Por isso, é importante analisar os rótulos antes de comprar e optar por aqueles em que o sal não se encontra presente ou que está presente em menor quantidade, e neste caso, ter em consideração que, durante a preparação da sua receita, pode diminuir a quantidade de sal a colocar, visto já ter sido adicionado a um dos ingredientes.  

Para além deste, é também usual encontrarmos alguns enlatados como por exemplo, ervilhas ou milho, com adição de açúcar. Deve sempre verificar a lista de ingredientes e optar pela marca em que a conserva é apenas água. 

O armazenamento dos enlatados, deve ser feito num local fresco e seco, ao abrigo da luz solar. Depois de abertos, opte por armazenar as sobras num recipiente de vidro no frigorífico, sem o líquido da lata, de modo a que estes alimentos, mantenham as suas características por mais tempo. 

Leguminosas 

As leguminosas são alimentos bastante completos, ricas em proteína, hidratos de carbono e fibra. Durante a sua compra, deve dar preferência às leguminosas secas ao invés das enlatadas, por terem usualmente aditivos adicionados, como conservantes e sal. 

Durante a preparação das leguminosas secas, é importante que estas sejam demolhadas, uma vez que têm presentes alguns anti-nutrientes, responsáveis pela sensação de inchaço, flatulência e cólicas após o seu consumo. A demolha destas, é capaz de eliminar uma parte destes anti-nutrientes, contribuindo para uma digestão mais facilitada. Para além disto, pode também juntar um pouco de alga Kombu à água de demolha ou de cozedura, para facilitar este processo de eliminação de anti-nutrientes, assim como, facilitar a digestão. 

Deve demolhar as leguminosas com água à temperatura ambiente durante cerca de 8 a 14 horas, descartando esta água no final. 

Farinhas

Os cereais são o grupo de alimentos mais utilizado para a obtenção de farinhas, que resultam da moenda de grãos de um ou mais cereais, sendo classificadas de acordo com o nome do cereal de lhe dá origem (por ex.: trigo ou aveia). 

São considerados cereais integrais, aqueles em que o grão não passa por um processo de refinação, sendo que as farinhas obtidas a partir destes, possuem a parte externa do grão do cereal, ao contrário das farinhas brancas em que só é utilizada a parte interna. Isto resulta num aumento do teor de fibra nas farinhas integrais, tornando-se uma escolha nutricionalmente mais interessante. 

À parte disto, é possível fazer farinha a partir de outros grupos de alimentos que não os cereais, como é o caso do coco, amêndoa ou linhaça, que pode adicionar às suas receitas e/ou substituir pela farinha de trigo, o que também é muito interessante e rico do ponto de vista nutricional. 

Frutos secos e sementes 

Os frutos secos e sementes são alimentos com elevado teor em gordura, proteína e fibra, por esta razão contribuem para a manutenção da saciedade e equilíbrio do trânsito intestinal. No entanto, apesar de serem uma excelente opção tanto para adicionar às suas refeições principais ou snacks durante o dia, devem ser consumidos com moderação devido à sua elevada densidade calórica. 

Na compra destes produtos, existem bastantes opções no mercado, devendo optar sempre pelos frutos secos e sementes ao natural, sem adição de sal, açúcar ou óleos. Em alternativa, também pode comprar ou fazer em casa manteigas destes produtos, tendo sempre em atenção que o fruto ou semente seja o único ingrediente presente. 

Receitas

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT