S01EP09 Entrevista Inês – Mais que poupar – O preço de uma alimentação saudável/ Como definir um orçamento para a alimentação

podcast

S01EP09 Entrevista Inês – Mais que poupar – O preço de uma alimentação saudável/ Como definir um orçamento para a alimentação

Neste episódio tenho como convidada a Inês, uma especialista em finanças, que nos vem falar das finanças no que toca à alimentação, à gestão do orçamento para comer em casa ou fora e desmistificar o conceito de que a alimentação saudável é mais cara. Como primeiro passo, é importante termos noção do quanto é que estamos a gastar em alimentação e, para isso, a Inês dá-nos algumas dicas para sermos mais organizados e fazer uma alimentação mais consciente e de encontra aos nossos objetivos financeiros. 

            Começa por nos contar sobre o seu percurso profissional e da criação do seu blog “Mais que poupar” e que, maior parte das pessoas não sabe quanto gasta em alimentação, sendo das coisas que mais se espantam quando começam a contabilizar. Os maiores problemas que vê para os gastos em excesso são a falta de organização, falta de consciência e o marketing.

            Serão os produtos biológicos melhores ou os produtos mais caros melhores que os produtos mais baratos? Onde será mais impactante escolher os produtos biológicos? Ser saudável obriga a ter uma alimentação com produtos biológicos? Será que comprar produtos a granel compensa? Estas são algumas das questões também abordadas neste episódio. E quanto aos restaurantes, sabe como organizar os gastos? A Inês deixa-nos também dicas como, contar mensalmente os gastos, planear e organizar refeições fáceis e ter uma lista de refeições. 

            Em suma, para começar a gestão do orçamento para alimentação, devemos primeiro perceber o que se gasta durante 1 mês e depois definir um orçamento mensal para cada categoria (supermercado, comer fora ao almoço, comer fora ao jantar), de acordo com os objetivos de cada um. É muito importante começar a automatizar os hábitos de poupança.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT