S01EP10 – Entrevista Alexandra Barros – fome emocional ou compulsão alimentar?

S01EP10 – Entrevista Alexandra Barros – fome emocional ou compulsão alimentar?

            Durante os períodos de isolamento, vários são os pacientes que nos chegam com descontrolos da alimentação normal como dificuldades em controlar a alimentação, que cozinham mais e acabam por comer mais ou, que sofrem de alguma compulsão alimentar. Por estes motivos, neste episódio tenho como convidada a Alexandra Barros, psicóloga, psicoterapeuta, neuropsicóloga, amante de culinária e autora da página “Dona Quinoa”, que nos vem falar de como perceber se temos fome emocional ou se sofremos de alguma compulsão alimentar, como devemos proceder nestas situações, como detetar quais são os nossos sintomas ou os “gatilhos” para estes comportamentos e definir estratégias para ajudar a controlar estes comportamentos.

            Cerca de 50% da população sofre de comportamento alimentar perturbado, com a pandemia, esta aumentou e, pode até despoletar outras doenças. A comida é um refúgio fácil para quando se procura conforto, mas é necessário perceber como usar a comida ao longo do dia, para que se tenha o aporte energético necessário e assim evitar quebras ou a mistura da fome física com a fome emocional.

            A Alexandra fala-nos em “caixas de sintomas” que ajudam a perceber o diagnóstico de cada pessoa para a fome emocional (ex: restrição calórica, excesso de foco nas dietas ou atividade física excessiva) e para a compulsão alimentar. O que distingue ambas é a intensidade e a frequência dos sintomas e o impacto que tem na vida das pessoas. Fala-nos de alguns alimentos que despoletam maior “gula” e dos gatilhos para estes comportamentos como o stress, a incerteza, a preocupação, o medo e o tédio. Uma das estratégias que nos dá para quando vamos procurar comida é parar e pensar o que se está a sentir, pois é muito importante não contrariar as emoções e saber verbaliza-as e não esconder, para superar mais facilmente as situações.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT