S01EP11 – Entrevista Inês Nunes Pimentel – Aproveitar a adversidade para ajustar a nossa perspectiva de vida

podcast

S01EP11 – Entrevista Inês Nunes Pimentel – Aproveitar a adversidade para ajustar a nossa perspectiva de vida

Neste episódio tenho como convidada a Inês Nunes Pimentel, que nos vem dar a sua perspetiva de como devemos aproveitar a fase de confinamento para refletirmos mais os nossos consumos, o nosso estilo de vida e a forma como nos sentimos. Será esta uma altura para repensarmos se estamos a fazer realmente aquilo que queremos? Será que estamos a dar valor às coisas certas? Como fazer a separação da vida profissional e da vida pessoal e casa? Será a meditação uma ajuda?

             Começa por falar do seu evento (disponível no youtube) em que guia as pessoas para viajar ao seu interior. Deixa-nos uma dica para ultrapassar este período difícil em casa, aproveitar esta pausa para fazer uma pausa interior e conhecermos mais sobre nós próprios. Pelas suas palavras, usar os empurrões da vida para aprender e evoluir. Através destes momentos de reflecção e situações mais complicadas, retiramos lições em todas as áreas da nossa vida, passamos a valorizar mais (relações, o contacto, a liberdade) e percebemos que relações tóxicas ou saudáveis temos à nossa volta. É preciso perceber e conseguir fazer estas mudanças de vida para ficarmos rodeados de energias mais positivas.

            Quanto à separação da vida profissional e pessoal, diz-nos que é preciso estabelecer um equilíbrio e deixa-nos algumas estratégias, como criar rotinas para separar energias, ter um espaço específico de trabalho e criar rituais como tomar banho ou ouvir música, para libertar a energia do trabalho. Falamos também sobre a meditação, de como é importante para acalmar a mente e libertar os pensamentos, e da prática desta com os filhos ou em família. O confinamento é, portanto, o momento de nos reinventarmos, segundo a Inês, de entender os nossos talentos e de como os podemos mostrar ao mundo, de transformação para quem tem filhos, mas também de reinventarmos ao nível dos hábitos de consumo e perceber o que tem mais impacto no nosso bem-estar. Houve uma grande transformação da sustentabilidade, o que era um consumo excessivo com acesso fácil, passou a ser feito em casa, com mais consciência e um maior reaproveitamento e menor desperdício. Conta-nos também soube a sua experiência nas compras alimentares online e de como começou a poupar mais.

            Terminamos este episódio falando do seu projeto “Academia Online” para o desenvolvimento pessoal, de ainda existir um grande estigma associado a estes conceitos e de como é essencial transformar para um estilo de vida.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT