S01EP19 – Entrevista Ana Isa Rocha – Equilíbrio Intestinal

PODCAST INTESTINO

S01EP19 – Entrevista Ana Isa Rocha – Equilíbrio Intestinal

Neste episódio trago-vos de volta a Ana Isa Rocha para nos falar sobre intestino que, sendo um órgão tão emocional, não só é influenciado pela alimentação, como pela forma como vivemos e lidamos com as situações do dia a dia. 

            A função do intestino, é assimilar o essencial, ou seja, absorver todos os nutrientes, e descartar o que não faz sentido ao nosso organismo. Sintomas como a diarreia ou obstipação significam que o nosso intestino não estará a funcionar da forma correta. Segundo a medicina chinesa, deveríamos de ir cerca de 3 vezes por dia à casa de banho, mas varia de pessoa para pessoa. O melhor horário para eliminação das toxinas é de manhã, após o corpo ter desintoxicado durante a noite. Em indivíduos com obstipação, é importante criar um horário de casa de banho, todos os dias para educar o intestino.  Posteriormente, durante as férias ou até ao fim de semana, em que há uma troca de horários, é provável que sintamos logo diferença do nosso intestino a funcionar, ele reflete emocionalmente essa necessidade de controlo para que volte a estabilizar e, por isso, devemos voltar a criar um novo horário, adaptado a esses dias.

            O nosso modo de viver (stress, preocupação, ansiedade), de forma inconsciente, provoca um descontrolo no intestino. Ter consciência e perceber o que nos pode estar a afetar ou que alimentos podem estar a interferir, ajuda a modelar o comportamento e o reflexo que o corpo terá em relação a isso. A medicina chinesa associa o desequilíbrio dos órgãos às emoções e a Ana Isa explica-nos que tipo de emoções nós transmitimos e como certas emoções (tristeza, frustração) podem impactar o corpo, sobretudo a parte pulmonar e digestiva, pois o pulmão tem uma ligação direta ao intestino grosso. Mas também como podemos equilibrar estas emoções no pulmão e intestino, encarando as rotinas de formar mais agradável, procurando soluções, trazendo momentos de alegria e relaxamento. Fala-nos também da importância do baço, que nos fornece energia, e como as emoções o sobrecarregam, sendo uma solução aprender a olhar para as situações como uma lição e aceitar que somos seres a evoluir. Sabia que, na medicina chinesa, a língua tem um papel importante na observação e avaliação, sendo possível ver se existe um desequilíbrio e em que órgão?

            Abordamos ainda como os testes epigenéticos nos podem ajudar, principalmente a melhorar ou reforçar a alimentação, que pode estar a afetar o intestino. Estes consistem numa avaliação através do folículo capilar, que permite identificar quais são as características, no momento, que estamos a impactar no nosso ADN e assim identificar possíveis carências nutricionais, alterações da flora intestinal ou até alimentos que estejam a inflamar o corpo. A Ana Isa dá-nos também algumas dicas de comportamentos e alimentos que podem ajudar a aliviar o desequilíbrio na diarreia, flatulência, obstipação, stress, tais como infusões e óleos essenciais e ainda, dos seus métodos: ozonoterapia e aquapuntura e como estes influenciam positivamente no tratamento destes desequilíbrios. Concluindo, e segundo as palavras da Ana Isa, tudo é um fluxo de energias, e se nós estamos a fluir de uma forma, atraímos essa forma.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT