S01EP24 – Entrevista Eunice Maia – A missão da Maria Granel na redução do desperdício

S01EP24 – Entrevista Eunice Maia – A missão da Maria Granel na redução do desperdício

            Neste episódio tenho como convidada a Eunice Maia, fundadora da “Maria Granel”, um conceito/marca que tem uma missão na área da sustentabilidade, a redução do desperdício. A Eunice é professora de português e literatura e, era extremamente consumista, tendo vindo, através do seu projeto, mudando os seus hábitos de vida. Primeiramente começou por comprar a granel, com os seus próprios recipientes, conceito que é muito utilizado no seu espaço. De seguida, deixou de comprar em grandes superfícies e a frequentar os mercados biológicos. E lentamente, foi fazendo uma transição ecológica na sua casa. Para a Eunice, o estilo de vida zero waste ou low waste de redução do desperdício tem de ir ao encontro das necessidades do mundo real, para que seja possível começar pelo que é prioritário e viável e depois ir aperfeiçoando. 

Na sua mercearia, os produtos alimentares mais vendidos vão desde as especiarias, chás, à grande variedade de cereais de pequeno-almoço, granolas, a procura por produtos difíceis de encontrar a granel como algas, chocolates, bolachas. Na parte dos acessórios, lançou imensos produtos no mercado nacional que não existiam como os panos encerados, os bee’s wrap, as cápsulas reutilizáveis de café, entre outros, sendo os produtos mais procurados os sacos de pano para compras a granel, o shampoo sólido e a escova da loiça. Na linha da cosmética há também uma grande variedade de produtos a granel como o shampoo sólido e líquido, pasta dentífrica, elixir, sabonete, óleo corporal, perfume, ingredientes para fazer os próprios cremes corporais com as respetivas receitas e também detergentes. Todos os produtos têm a possibilidade de ser reabastecidos, serem vendidos sem embalagem ou terem uma embalagem feita de papel de pedra.

            Para além desta parte comercial, tem o desafio e preocupação de mostrar às pessoas alternativas viáveis que se podem fazer com coisas que já se tem em casa e sugestões para quem carregar frascos não é a melhor solução. Diz-nos que pelo fator de consciência, há uma crescente preocupação e procura pela loja a granel e que quem os escolhe, reconhece e valoriza todo o conceito, apesar de ainda haver uma grande competição com as grandes superfícies. Contudo, fala-nos da grande vantagem de comprar a granel, não só pela diminuição do desperdício como pela poupança de dinheiro. É importante pensar o que consumimos a longo prazo.

            Terminamos falando de compostagem, das dificuldades que teve em começar e da disciplina que é preciso, mas como vale a pena voltar a dar utilidade aos resíduos orgânicos e gerar mais vida. O seu livro “Desafio” está organizado por 3 secções sendo a primeira “Reduzir fora de casa”, a segunda “Reduzir dentro de casa” e a terceira “Reduzir em comunidade”, onde fala da sua própria experiência, e deixa algumas dicas, sugestões e receitas. Tudo isto permite a que cada um se adapte ao que o preocupa mais.

– 
Se gosta dos conteúdos que publicamos aqui no podcast, por favor, deixe-nos a sua avaliação e comentário. Isso vai ajudar-nos imenso a crescer e a ir sempre de encontro ás suas expectativas!
Siga-nos também em:
Instagram: @mafaldaralmeida
Youtube: @Loveat
Linkedin: @Loveat
www.loveat.pt

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT