S01EP28 – Entrevista Filipa Simões Freitas – O impacto do design nas escolhas alimentares, viagens inspiradoras e a dinâmica de levar os miúdos

S01EP28 – Entrevista Filipa Simões Freitas – O impacto do design nas escolhas alimentares, viagens inspiradoras e a dinâmica de levar os miúdos

A minha convidada de hoje é uma pessoa que me é muito querida e com quem já trabalho há alguns anos. Desde sempre que foi a pessoa que escolhi para tratar do design da minha marca, é mãe de duas miúdas cheias de pinta e uma empreendedora nata. Fundadora da Lance onde ajuda a desenvolver conceitos e imagens de marca e da Lance Academy desenhada para formar em várias áreas relacionadas com empreendedorismo e negócios, tem também um blog onde escreve com uma perspetiva mais pessoal sobre o seu dia a dia e, recentemente, fundou a PAL, com os chapéus mais giros que por ai há.

Começa por nos falar do seu percurso como designer até ter começado a trabalhar por conta própria e, como o marketing entrou na sua vida e é tão importante para o seu trabalho. Conta-nos que as questões que os seus clientes mais lhe trazem são relativas às redes sociais e como estas têm sido um desafio para os empreendedores, deixando algumas dicas de como crescer nas redes sociais e de como é importante criar estratégias que permitam ter feedback e interação. 

            Abordamos o impacto que o design e as redes sociais têm nas escolhas de produtos e/ou marcas e na escolha dos próprios clientes. Num processo inicial, é importante pensar, primeiro que tudo, no investimento que têm e no dinheiro que querem gastar, depois em como se lança o negócio e por fim, em como se vão apresentar pela primeira vez. A nível estratégico, estes passos vão dizer muito de nós e da marca. Um bom design, imagem e comunicação, são essenciais para conseguir a atenção do cliente, dado que o ser humano funciona muito de estímulos visuais, da mesma maneira que todas as cores das marcas têm uma razão de ser. 

            Outro ponto relevante é o aspeto visual. Cada vez mais as pessoas se preocupam com o aspeto da comida, mas estas mudanças podem trazer vantagens como o gosto por cozinhar ou criar alternativas a alimentos que não consumíamos por não terem tão bom aspeto ou sabor. Nas redes sociais, também as fotos bonitas e as cores conseguem cativar mais facilmente os seguidores, e até convencer a experimentar e começar a comer melhor. A Filipa dá workshops de fotografia de comida, deixando alguns truques de como tirar uma boa fotografia e de como é importante saber inspirar-nos para e fazer coisas diferentes.

            Terminamos falando do que a inspira a tirar fotografias e a gerir as redes sociais, a qual nos fala das suas viagens, como estas estimulam a sua criatividade e como os estilos de vida de cada país se refletem nos designs. Contudo, a sua grande inspiração tem de vir do próprio cliente e marca. Fala-nos também do seu blog, onde transmite a simplicidade de viajar com crianças e de como as organiza.

Espero que goste!

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT