5 dicas para ter menos fome ao fim da tarde

barquinhos de meloa

5 dicas para ter menos fome ao fim da tarde

O período do fim da tarde é aquele em que por vezes sentimos mais fome e onde é mais difícil resistir às tentações. Existem alguns truques simples que podemos colocar em prática de modo a ter menos fome no final da tarde e a controlar melhor aquilo que comemos. 

1. Lanchar: o período entre o almoço e o jantar é muito longo e por vezes ficamos muitas horas sem comer, fazer sempre pelo menos um lanche a meio da tarde vai ajudar a manter a saciedade e a controlar a fome para evitar comer grandes quantidades de alimentos ao jantar.

2. Fazer refeições mais completas. Um lanche só de fruta, apesar de saudável, não é muito saciante e, pouco tempo depois, é normal que volte a sentir fome. O lanche deve ser sempre completo e ter uma fonte de proteína para promover maior saciedade. 

Exemplos de lanches saciantes que incluem fruta:

– Iogurte kvarg ou skyr com fruta

-Bolinha energética com 1 peça de fruta

– Fruta com frutos secos ou manteiga de frutos secos 

– Fruta com uma fatia de queijo ou 2 queijos babybell 

3. Fazer um segundo lanche: muitas vezes, mesmo fazendo um lanche a meio da tarde sentimos vontade de petiscar antes da hora de jantar, nestas situações fazer um pequeno snack pouco calórico é uma ótima ideia!

Sugestões de snacks:

– Bolinhas energéticas 

– Palitos de cenoura c/ húmus ou guacamole

– Tomate cherry 

– Tremoços 

4. Beber água. A desidratação pode causar uma sensação semelhante à fome, manter uma boa hidratação ajuda a manter a saciedade e a controlar a sensação de fome. Beber água é a forma primordial de hidratar o corpo, mas utilizar chás, infusões ou águas aromatizadas são soluções válidas para aumentar o aporte hídrico.  

5. Iniciar o jantar com sopa ou antecipar a hora da mesma: ao começar a refeição com sopa acabamos por comer uma menor quantidade do prato principal, além disso, se houver sopa já preparada é fácil aquecer uma taça de sopa e comer mesmo que seja mais cedo, ao chegar a casa, evitando outros alimentos mais calóricos. 

Artigo escrito por Filipa Rodrigues, Nutricionista

Referências

  1. Mahan, L. K., & Raymond, L. J. (2017). Krause’s Food & The Nutrition Care Process(Vol. 51). https://doi.org/10.1016/j.jneb.2019.06.022

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