Outubro 2020

Salmão com molho de soja e gengibre Lombo de salmão com puré de batata doce e pistáchio Salmão recheado no forno Rolo de salmão com lima e gengibre Salmão no forno com molho de laranja e húmus Quiche de salmão e pimentos Rolinhos de primavera Poke de salmão Bagel de salmão proteíco Rolo de espinafres com queijo creme e salmão fumado Empada de salmão e espinafres Tártaro de salmão e guacamole Couscous com salmão fumado Salmão com legumes no forno Salmão com legumes e aromáticos Salmão grelhado com legumes e molho de alho e iogurte Salada de salmão e abacate Salmão com amêndoas Lasanha de courgete e salmão Wrap de salmão fumado Esparregado de kale com salmão Salmão com cuscuz e

O episódio de hoje é dedicado aos superalimentos. Convidei a Débora, nutricionista da Iswari  para nos falar sobre estes produtos, as suas propriedades e por que razão devemos pensar inclui-los na nossa alimentação diária.  A ideia chave deste episódio é que devemos utilizar os alimentos certos para tornarmos a nossa alimentação mais funcional consoante as nossas necessidades e cada fase da vida. Espero que goste!

Criar um diário alimentar onde escrevemos tudo do que comemos, pode parecer algo estranho, mas é extremamente útil! Quando registamos os alimentos que ingerimos, as horas a que o fizemos, quantas refeições diárias, tornamos mais consciente a nossa forma de nos alimentarmos e esta é uma oportunidade de reflexão e correção de erros.  Fazer registo semanal torna-se mais eficiente, o ideal é até que sejam várias semanas, de forma a que englobem os dias em que há exceções (fins de semana e feriados), em que pode haver desvios à rotina, com alguns abusos alimentares.  Esta pode ser uma ferramenta interessante, não só

No episódio de hoje vou desmistificar o conceito de dietas paleo e plant based. Vou mostrar-vos que existem algumas parecenças entre ambas, que, apesar de serem padrões alimentares associados a conceitos um pouco extremistas, a sua base não é assim tão extrema, e quais são as suas vantagens e desvantagens.  Espero, com isto, que se sintam mais aptos para compreender estes conceitos e fazer, como sempre, as escolhas alimentares que vos fazem mais sentido.

Massa tricolor com tofu salteado, queijo cabra, nozes e pêra (serve 4 pessoas) - 400g massa espiral enriquecida com tomate e espinafre Salutem - 2 dentes de alho - 1 fio de azeite - sal e pimenta a gosto - 250g tofu com ervas aromáticas Salutem - 150g de pêra rocha - 75g de queijo de cabra - 75g de miolo de noz - meia dúzia de tomate cereja - umas folhas de manjericão 1. Coza a massa espiral em água a ferver até ficar al dente (ver tempo de cozedura indicado na embalagem). Escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Reserve. 2. Numa frigideira antiaderente, salteie o alho com o azeite

Brownie de Alfarroba com Cobertura de Alfarroba, Amêndoa e Leite Brownie 3 colheres de sopa de água + 1 colher de sopa de linhaça moída190g de farinha de trigo integral300g de açúcar de coco40g de Alfarroba em pó Carob World1 colher de chá de fermento1/2 colher de chá de sal300ml de leite vegetal (usei de amêndoa)115ml de óleo de coco2 colheres de chá de extrato de baunilha85g de Barra de Alfarroba Mediterranean Temptations Carob World, picado grosseiramente Cobertura 120ml de aquafaba (água de cozedura do grão de bico)2 colheres de sopa de xarope de agave120g de Barra de Alfarroba com Amêndoa e Leite Mediterranean Temptations Carob

A minha convidada de hoje é mãe de 3 filhos e tem uma visão muito pragmática sobre o que constitui uma alimentação saudável para as crianças. Autora do site Na cadeira da papa e do livro "Mãe, quero mais", a Leonor Cício veio falar-nos sobre: Baby led weaning, Lancheiras saudáveis,Introdução da alimentação vegetariana numa família convencional,Educação alimentar para as crianças. Se gosta dos conteúdos que publicamos aqui no podcast, por favor, deixe-nos a sua avaliação e comentário. Isso vai ajudar-nos imenso a crescer e a ir sempre de encontro ás suas expectativas.Agora temos também uma nova forma de poder ajudar-nos tornando-se patrono. Veja mais aqui.

ENTRETANTO NA NiT