S02EP03 – Alimentação Paleo vs Plant Based

S02EP03 – Alimentação Paleo vs Plant Based

Neste episódio irei comparar dois padrões alimentares, a dieta paleo comparada à plant based, que são por norma considerados um pouco extremistas, e desmistificar alguns conceitos dos mesmos. 

            Uma dieta paleo ou paleolítica é caracterizada pelo consumo de alimentos que eram consumidos na época paleolítica, ou seja, à base de frutas e legumes, carne, peixe e algumas sementes e frutos secos, limitando a ingestão de lacticínios, cereais, leguminosas e alimentos processados. Olhando de uma perspetiva geral, parece um conceito equilibrado e adequado, contudo, devemos ter em atenção que são retirados três grupos de alimentos, sendo dois deles bastante importantes para a nossa alimentação. Para além disso, o conceito de paleo tem vindo a ser levado a extremos, sendo fundido com a ideia de uma dieta hiperproteica, consumindo carnes processadas e ovos, que não se encontravam na altura. É igualmente importante pensar que atualmente já houve uma grande evolução das rotinas e hábitos alimentares e que os alimentos já não têm a mesma qualidade que naquela era, mas o essencial é ter uma alimentação natural com alimentos frescos como na altura.

            Uma dieta plant based rege-se por uma alimentação de base vegetal, com baixo consumo de alimentos de origem animal, mas que não são excluídos por completo. Esta acaba por ser uma alimentação mais variada e menos extremista, que não exclui grupos alimentares, mas que faz um consumo mais equilibrado dos mesmos. Ao contrário da dieta paleo em que os benefícios para a saúde ainda não se encontram na literatura, a plant based, rica em alimentos de origem vegetal, é uma boa promotora do estado de saúde na prevenção de várias doenças, da situação económica e da sustentabilidade, melhorando a pegada ecológica. 

            Observando estes dois padrões alimentares, podemos concluir que existem algumas semelhanças, mas a distribuição de macronutrientes é bastante diferente assim como de diferentes qualidades. No entanto, o mais importante é ter uma distribuição adequada e variada para suplantar as necessidades de cada um. Todas as dietas devem ser antes analisadas com sentido critico, pois trazem vantagens e desvantagens.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT