Novembro 2020

A spirulina é uma cianobactéria comestível que cresce em várias partes do mundo, em lagos e oceanos subtropicais de água salgada. (1) Existem várias espécies mas, as mais conhecidas são Spirulina maximaee a Spirulina platensis.A sua coloração pode ser azulada devido ao teor em fitocianinas, esverdeada devido à clorofila ou alaranjada devido à presença de carotenoides na sua constituição. Em Portugal, encontramos sobretudo a versão verde. (2) Ao contrário do que se pensa, a spirulina não é um alimento recente, já é utilizada há milhares de anos por civilizações antigas, tanto no México como em África, que habitavam perto de lagos. (2) É pouco calórica (aproximadamente 10kcal

O colagénio é das proteínas mais abundantes no organismo e também das mais importantes. (1) Existem vários tipos de colagénio e apesar destes apresentarem algumas características em comum, desempenham diferentes funções relacionadas com a manuntenção dos tecidos, como manter as células unidas e fortes, contribuir para a cicatrização e/ou regeneração da pele em caso de corte ou cirúrgia, auxiliar na hidratação do corpo e também está relacionado com o processo de envelhecimento humano. (2) De forma geral, ao escolher um suplemento de colagénio deve ter em consideração esta tipologia: Tipo 1: Cabelo, pele, unhasTipo 2: Cartilagens e articulações   O colagénio pode ser encontrado ao longo do

Nas minhas consultas surgem, muitas vezes, perguntas associadas a tendências alimentares e uma delas é a Alimentação macrobiótica. Por isso, no episódio de hoje, estive à conversa com a Eunice Van Uden, psicóloga clinica e Macrocoach, criadora do projeto Macroproject, para vos ajudar a perceber se este é um regime alimentar com o qual se identificam, se há praticas que gostariam de começar a integrar e como o podem fazer.  Mais uma vez, além de uma filosofia alimentar, trago-vos uma história de vida que considero muito interessante, uma perspectiva que nos faz abrir os horizontes e que nos faz reforçar o básico:

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira. Desde a antiguidade que esta integrou a alimentação de diversos povos e há indícios de que os romanos já mastigavam as suas vagens secas, muito apreciadas pelo seu sabor adocicado. Graças a este sabor adocicado e à sua cor acastanhada, a alfarroba tem vindo a afirmar-se como uma alternativa saudável ao cacau. A alfarroba tem baixo teor de gordura (0.3g por 100g), é rica em hidratos de carbono (85.6g por 100g) e tem um elevado teor em fibra (5.0g por 100g), apesar de este ser inferior ao do cacau. O seu teor em proteína

Atualmente existem várias espécies marinhas em perigo, porque são pescadas em grandes quantidades ou porque a pesca tem destruído o seu habitat natural. É um dever de todos, cuidarmos dos nossos oceanos e manter a sua sustentabilidade. Somos nós enquanto consumidores que temos o poder de voto, quando vamos às compras e naquilo que escolhemos trazer para casa. Assim, as nossas escolhas devem ser feitas de forma informada! O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, criou o cartão S.O.S. Oceano, com listagem de espécies mais vulneráveis, demasiado exploradas ou cujos métodos de captura/criação não são adequados, causando impacto ambiental.  Por estas razões

Quando nos expomos ao sol, a radiação UV(B) atinge a nossa pele e existe uma molécula precursora do colesterol (dehidrocolesterol), que se transforma em vitamina D3. Esta vai associar-se a uma lipoproteína de forma a conseguir circular no nosso sangue. No fígado é convertida em calcifediol (clacidiol, 25-hidróxi-colecalciferol ou 25-hidróxi-vitamina D) uma pré-hormona, e no rim convertida em calcitriol (ou 1,25-dihidroxicholecalciferol) a forma ativa da vitamina D. Esta forma ativa vai atuar em diversos tecidos como uma hormona, regulando inúmeras funções em várias células do nosso corpo, tendo um papel muito importante na saúde óssea e imunitária.   É essencial uma boa manutenção dos valores

Parfait de Pudim de Chia e Framboesa serve 2 pessoas 250 ml leite amêndoa (ou outro leite vegetal) 200g framboesas congeladas (+/- 1 chávena) 4 colheres de sopa de sementes de chia Salutem 2 colheres de sopa de mel de rosmaninho Salutem Granola integral Salutem, q.b. Framboesas para servir, q.b. 1. Comece por preparar o pudim de chia colocando num copo triturador o leite de amêndoa, as framboesas e o mel. Divida por duas taças o batido de framboesa e numa delas adicione mais um pouco de leite (não muito, o suficiente para ficar com uma cor mais clara). 2. Adicione 2 colheres de sopa de sementes de chia em cada

Mousse de alfarroba com praliné de frutos secos  Para 4 pessoas INGREDIENTES Mousse de Alfarroba • 1 embalagem de leite de coco (400 ml) (reservada no frigorífico durante a noite para que a mousse fique mais espessa) • 1/4 chávena de xarope de agave (ou mel se optar por uma versão não vegan) • 1/4 chávena de Barra de Alfarroba com Leite Mediterranean Temptations • 3 colheres de sopa de óleo de coco • 1/4 chávena Creme de Alfarroba com Amêndoas e Leite Praliné de Frutos Secos • 50g amêndoas • 50g pistácios sem casca e pele • 50g nozes pecan • 50g

Gratinado de frango e legumesQuiche de frango sem baseNuggets de frango com corne flanesFrango à brás com legumesCaril de frango com arroz de cocoMuffins de frango e legumesEspetada de frango e cogumelosArroz de couve flor com frango e pimentosCaril de frango, com gengibre, maça e canelaFeijoada de frangoHambúrguer de frango e cogumelosTacos de cenoura com frangoSalada de couve e beterraba com frangoFrango recheadoArroz de frangoEmpadão de frango saudávelFrango com salada de cuscuzAlmondegâs de frangoCrepioca de frango cremosoBolinhas de frango, queijo e azeitonasBatata recheada com frango e brócolosPeitos de frango com molho de queijo Feta e manjericãoFrango tropical com camarãoMuffins de

ENTRETANTO NA NiT