S02EP5 – Índice Glicémico e Diabetes

S02EP5 – Índice Glicémico e Diabetes

A diabetes mellitus é uma doença metabólica crónica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue – hiperglicemia – que pode ser provocada pela insuficiente produção ou eficácia da insulina. Conforme a causa, a diabetes pode ser dividida em tipo 1, tipo 2 ou tipo 3. 

            A diabetes tipo 1 afeta maioritariamente crianças e jovens, mas também pode aparecer na idade adulta. Pensa-se que seja de causa genética e, como não há produção de insulina, é necessária injeção. A diabetes tipo 2, já é bastante influenciada pelo estilo de vida, alimentação, stress, havendo uma maior predisposição para aparecer na idade adulta, mas pode surgir em qualquer idade. Neste tipo, existe produção de insulina, mas o corpo cria uma insulinorresistência, que pode surgir por variados fatores (obesidade, excesso de gordura abdominal, desequilíbrios hormonais). Segundo a OMS, cerca de 90% das diabetes tipo 2 podiam ser evitadas, através da adoção de estilos de vida mais saudáveis. Existe ainda o tipo 3, a diabetes gestacional, caracterizado por quando uma mulher sem diabetes, apresenta níveis de açúcar elevados no sangue durante a gravidez, e que pode levar a vários riscos. 

            O índice glicémico (IG) é a medida da quantidade de açúcar que acumulamos. A ingestão diária estabelecida de hidratos de carbono é de 130g/dia para adultos e crianças, pois é a quantidade média mínima de glucose usada pelo cérebro. O valor do IG é categorizado por alto quando acima de 70, médio quando entre 56 e 69 e baixo quando é inferior a 55. Estes valores variam conforme o tipo de hidratos de carbono presentes no alimento e conforme a maturação do alimento. Contudo, numa refeição composta, o IG não consegue prever a resposta da glicémia sanguínea, por isso foi criada a carga glicémica (CG) que determina o efeito total do que comemos. Quanto maior for a CG, mais será a quantidade de insulina necessária. A CG de um alimento é considerada alta, quando superior a 20, média quando varia entre 11 e 19 e baixa, quando é inferior a 10.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT