S02E13 – Entrevista Joana de Vivre – Nutrição Holistica e auto-conhecimento

nutrição holistica

S02E13 – Entrevista Joana de Vivre – Nutrição Holistica e auto-conhecimento

A minha convidada deste episódio nasceu na África do Sul, cresceu em Moçambique e mudou-se para Portugal com 18 anos. A Joana foi diagnosticada com uma doença autoimune aos 10 anos, tendo começado a ser acompanhada por um Naturopata e poucos meses depois a sua doença estagnou, fazendo-a perceber a importância que a nutrição tem na saúde. Uma doença autoimune, geralmente, é ativada por um trauma emocional, portanto, tanto o emocional como o físico têm de estar em boas condições. 

            Começa por nos contar o seu percurso profissional, desde os vários cursos que tirou até ter chegado ao curso com que se identificava, Nutrição Naturopática em Londres. Fala-nos de como foi a sua mudança na alimentação, tendo inicialmente deixado de consumir leite, açúcares e algumas farinhas e depois, mais tarde, deixou de comer carnes vermelhas.

            Uma das áreas que mais gosta na nutrição é a materno-infantil, sendo a área em que pensa focar-se, afirmando que muitas pessoas não têm noção da sua importância durante a concessão, gravidez e primeiros 3 anos de vida, que irá ditar a saúde desse ser para o resto da vida. Nas suas consultas, a Joana não mede nem pede o peso, pois para ela o importante é a pessoa sentir-se bem, e a perda de peso é apenas uma consequência de todo o trabalho emocional.

            A medicina, para melhorar, não pode ser só tradicional ou só chinesa, mas sim uma cooperação de ambas, permitindo a partilha do melhor de dois mundos. Acredita que o futuro da medicina também passa pela cooperação entre a nutrição e a psicologia, pois são a base da nossa saúde.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT