S02EP11 – Saúde da mulher

S02EP11 – Saúde da mulher

Neste episódio vou focar nas preocupações das mulheres e nas dúvidas que lhes surgem, tais como: cessação da pilula, regulação do ciclo menstrual, fertilidade, fome emocional, menopausa, que são presenças constantes nas minhas consultas. 

            Na maior parte dos países, há alguma disparidade de resultados entre a esperança média de vida, dentro dos 2 géneros, sendo que as mulheres têm sempre esperança média de vida maior do que os homens. A grande questão é, sobretudo, se estes anos extra de vida, que as mulheres têm, se são passados com saúde e com boa qualidade ou não. É muito importante termos uma noção que, quando se fala de anti-aging/anti-envelhecimento, é preciso ter uma visão mais global, prevenindo/atrasando os sinais de incapacidade após os 65 anos, ao longo da nossa vida saudável. As preocupações com a saúde da mulher alteram-se tanto quanto a nossa sociedade evolui, não só no aspeto das crescentes mudanças do estilo de vida que afetam a saúde, mas também no que diz respeito à nossa capacidade de reconhecer e monitorizar as condições que são muitas vezes negligenciadas. A alimentação e o exercício físico são os dois fatores mais importantes para o cuidado da saúde e manter o equilíbrio.

            A OMS definiu uma lista dos principais exames de saúde que refletem as principais preocupações globais referentes à saúde da mulher. Entre eles: exames à pressão arterial, medição da glucose sanguínea, IMC, testes de densidade óssea, rastreio precoce de cancros da mama, cólon, colo do útero, exames ao colesterol, check-up dentário, exames auditivos e visuais, e ainda de pele. Em Portugal, o SNS salienta ainda uma importância de fazer rastreios e exames ginecológicos, regularmente. 

            As mulheres têm também a questão do ciclo menstrual. O período fértil do ciclo de vida feminino constitui uma etapa muito significativa, para além de que muitos dos problemas que afetam a saúde da mulher, estão relacionadas com alterações hormonais, que acontecem devido ao ciclo menstrual. Cada vez temos mais informações à nossa disposição sobre as questões femininas, criando uma onde de positivismo e de mudança. Alguns tópicos que considero importantes abordar relativamente à saúde da mulher são a amenorreia, a regulação do ciclo após cessação da pilula, a síndrome dos ovários policísticos, a endometriose, a menopausa e as candidíases e as infeções urinárias.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT