S02EP12 – Entrevista Andreia Almeida – Saúde para Elas, o kit de sobrevivência para a mulher

Dra andreia almeida

S02EP12 – Entrevista Andreia Almeida – Saúde para Elas, o kit de sobrevivência para a mulher

A minha convidada é médica, autora do livro “Saúde para Elas, o kit de sobrevivência para a mulher”. Neste episódio iremos abordar as medicinas mais funcionais, a medicina anti-aging (anti-envelhecimento), o impacto do stress no nosso dia a dia, como perceber se podemos ter alterações hormonais ou não, a importância da testosterona nos homens e de que forma esta pode impactar a capacidade de tomada de decisões, memória, etc. 

            A Andreia começa por nos falar do seu percurso, porque se especializou mais nesta área e o que mais gosta de trabalhar, dizendo-nos que se dedicou à medicina anti-aging, em que o grande objetivo é prevenir, focando no envelhecimento saudável e, posteriormente, especializou-se em medicina funcional. Considera que estes conhecimentos mudaram a sua forma de dar consultas na medicina geral e familiar, não só no tempo de duração da consulta. Como na forma mais completa de abordar o paciente, personalizando de acordo com os objetivos e necessidades do mesmo e olhando para a pessoa como um todo. 

            Relativamente à saúde da mulher vários temas, especialmente em mulheres mais jovens, que reflete um desequilíbrio hormonal, tais como o ciclo menstrual, secura vaginal, candidíases frequentes, prolemas intestinais, ainda são assuntos pouco falados. Por isso os profissionais de saúde devem assumir uma função de partilha de informação. Existe também a questão da pilula, que nos dias de hoje é usada como solução para imensos problemas (SOP, acne, excesso de pelo), contudo, esta não resolve o problema de raíz e, a longo prazo, pode levar ao surgimento de outros problemas. Será ter dor ou um ciclo menstrual incomodativo normal? Quais os sintomas que devemos reconhecer ao longo do ciclo para nos adaptarmos a cada fase do mesmo? O que devemos ter em atenção quando queremos de deixar de tomar a pilula? Existem outros métodos não hormonais que funcionem como método contracetivo? Estas são várias questões que iremos abordar!

            Outros assuntos que iremos falar é a relação entre a prática de exercício físico, o cortisol e o sono com a dificuldade de perda de peso e, como é importante diminuir o stress e mudar os estilos de vida em contexto familiar. Procedente deste assunto, alertamos para os alimentos disruptores endócrinos, que normalmente são agravados por gatilhos stressores e como a meditação pode ser um complemento importante, devido ao seu efeito nas nossas células.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT