S02EP18 – Entrevista Mafalda Ramos – A Ayurveda

S02EP18 – Entrevista Mafalda Ramos – A Ayurveda

Neste episódio tenho como convidada a Mafalda Ramos, especialista em Ayurveda, uma ciência milenar. A Mafalda sempre quia ser veterinária, mas aos 16 anos teve um evento de anorexia e, quando começou a recuperar, tornou-se obcecada pela alimentação e decidida a seguir nutrição, para conhecer os alimentos e os seus efeitos no nosso corpo, licenciando-se em anatomia patológica. Contudo, aos 22 anos teve diabetes e começou a tentar tratamentos milagrosos para a sua compulsão alimentar e foi aí que descobriu a sua paixão pela Ayurveda. 

            A Ayurveda é a ciência que nos leva a estar conectados connosco e com o que existe à nossa volta e nos permite encontrar o equilíbrio em tudo isso, sendo feliz e saudável. Ligado ao Ayurveda existem os doshas (vata, pitha e kaptha), a forma como os 5 elementos se ligam ao nosso corpo, que também estão ligados aos 3 biótipos (ectomorfo, mesomorfo e endomorfo). Existem diferentes tipos de alimentação conforme os doshas das pessoas, por isso é bastante importante conhecermo-nos e conhecer bem os doshas. Além dos doshas, também existem os gunas, que são considerados a matéria e os doshas as substâncias. 

            Não só na Ayurveda, mas em todos os estilos de vida, é importante a pessoa ter consciencialização do corpo, e não se seguir apenas pelas teorias. Para ajudar a pessoa no conhecimento do próprio corpo existem terapias como o yoga, a aromoterapia, as massagens, o reiki, que são excelentes detox dos sentidos. Um dos objetivos do Ayurveda é viver-se com uma estimulação igual dos 5 sentidos.

            A Mafalda tem um curso de Ayurveda, que se baseia nos princípios básicos do Ayurveda, desde a história, filosofia, tecidos vitais, para que as pessoas aprendam e compreendam o seu corpo da mesma forma que ela aprendeu a autoconhecer-se e perceber-se melhor.

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ENTRETANTO NA NiT