Como escolher iogurtes vegetais

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Como escolher iogurtes vegetais

Os iogurtes vegetais são feitos a partir de bebidas vegetais(soja, coco, aveia, caju, entre outros), bactérias que contribuem para a fermentação e espessantes

As bactérias que contribuem para a fermentação utilizadas normalmente são as mesmas que se usam para a produção do iogurte lácteoLactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e do Streptococcus thermophilus.

A utilização de espessante(amido de milho e ágar-ágar) tem como objetivo simular a consistênciade um iogurte lácteo. 

Os iogurtes vegetais podem ser criados tanto a nível industrial como a nível caseiro e é preciso ter atenção à quantidade de aditivos que estão presentes na bebida vegetal; quanto mais natural, melhor.

Estas alternativas ao iogurte lácteo são boas opções de snacks para indivíduos veganos, vegetarianos, alérgicos à proteína do leite de vaca, entre outras. Podem ser identificadas como “alternativas ao iogurte”; “iogurte vegetal”; “produto fermentado”, entre outros que algumas marcas dão, por exemplo, “Cocogurte”.

Existe um estudo que verificou que as bebidas de soja e de coco são as que permitem um produto final mais semelhante ao iogurte lácteo em termos de textura e aceitabilidade por parte do consumidor. Foi também possível observar uma melhoria de perceção sensorial quando a bactéria Lactobacillus rhamnosusfoi utilizada para fermentação em produtos de coco, soja e aveia (Gupta, Torrico, Ong, Gras, Dunshea & Cottrell, 2022).

O que deve dar especial atenção no momento de compra?

  • Lista de ingredientes:
    • Ver qual a ordem dos ingredientes.
    • Rejeitar os que têm uma lista grande de ingredientes com muitos nomes que não reconhece.
    • Ter em atenção aos alergénios
    • Rejeitar aqueles em que o açúcar aparece nos primeiros lugares e onde o sal se encontra presente.
  • Tabela nutricional:
    • Olhar para os valores de gordura saturada e rejeitar, de acordo com o semáforo, aqueles com valores superiores a 1,5g/100g. A maioria ronda os 0,3, mas existe no mercado com valores de 10,9g. 
    • É importante saber que os iogurtes vegetais obtidos através da bebida de coco irão ter valores superiores em gordura saturada que muito dos restantes.
    • Rejeitar os iogurtes com mais de 5g/100g de açúcares.
    • Os iogurtes vegetais com valores inferiores a 0,3g/100g de sal devem ser os preferidos, sendo que no mercado a grande maioria se encontra entre os 0,1-0,2 g/100g.

Nota-se que o sal não é um ingrediente obrigatório para a produção destes, no entanto, como se encontra naturalmente presente nos ingredientes, não existe nenhum produto desta categoria com 0g/100g de sal.

Top 5 de iogurtes vegetais (à data em que este artigo está a ser publicado):

Gostou deste tema? Leia este artigo “Saiba como escolher as melhores bebidas vegetais”.

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Artigo escrito por Inês Simões Alves (3671NE), Nutricionista Estagiária Loveat

Referências bibliográficas:

Boukid, F., Lamri, M., Dar, B. N., Garron, M., & Castellari, M. (2021). Vegan Alternatives to Processed Cheese and Yogurt Launched in the European Market during 2020: A Nutritional Challenge?. Foods (Basel, Switzerland)10(11), 2782. https://doi.org/10.3390/foods10112782

Gupta, M. K., Torrico, D. D., Ong, L., Gras, S. L., Dunshea, F. R., & Cottrell, J. J. (2022). Plant and Dairy-Based Yogurts: A Comparison of Consumer Sensory Acceptability Linked to Textural Analysis. Foods (Basel, Switzerland)11(3), 463. https://doi.org/10.3390/foods11030463

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