Como escolher polpa de tomate

como escolher polpa de tomate

Como escolher polpa de tomate

Neste post vamos ver como escolher polpa de tomate de compra que seja saudável para as suas receitas diárias.

O tomate para além de ser um fruto com inúmeros benefícios também é um alimento muito versátil, pois existem inúmeras maneiras de consumir o mesmo, desde cru em saladas a processado em forma de polpa de tomate enfrascada.

Uma das principais substâncias presentes no tomate é o carotenóide, licopeno, que dá a cor avermelhada ao tomate. Algo importante a reter deste fitonutriente é que a absorção do mesmo é maior se o tomate for cozinhado. Esta razão deve-se ao facto da perda de água do fruto ao ser cozinhado, o que aumenta a concentração de licopeno (Vitucci et al. 2021).

Existe evidência que afirma que a gordura facilita a absorção do licopeno. Tendo isto em conta, até é recomendado que o tomate seja cozinhado ou temperado com azeite de forma a potenciar a concentração do fitonutriente. Apenas o conteúdo em vitaminas é que é superior ao consumir tomate em cru (Johnson-Down, 2002).

É importante reter que as polpas de tomate com mais ingredientes para além do suposto, ou seja, polpa de tomate com cebola e alho e polpa de tomate com outros temperos, apresentam, na sua grande maioria, óleo na sua composição, por isso deve-se evitar.

Cuidados a ter:

  • Optar por polpa de tomate sem tempero. Costuma ser o que menos ingredientes tem e, sendo assim, compensa mais temperar no momento.
  • Verificar o estado da embalagem, pelo menos, nas embalagens de cartão.
  • Verificar se as embalagens de vidro se encontram bem fechadas e sem rachas.
  • Observar se o produto parece ter um aspeto homogéneo e a validade do mesmo.
  • Ter em atenção a quantidade que pretende usar e, se for um prato mais pequeno, mais vale levar uma embalagem de cartão pequena para evitar guardar no frigorífico o restante por um prazo maior ao ponto de ganhar bolor. 
  • Observar na tabela nutricional os valores de gordura saturada, açúcar e sal.
    • Gordura saturada: máximo encontrado 0,4g/100g. Mínimo encontrado: 3g/100g. média de 0,1g/100g.
    • Açúcar: máximo encontrado 10g/100g. Mínimo encontrado: 0g/100g. média de 6,1g/100g.
    • Sal: máximo encontrado 1.8g/100g. Mínimo encontrado: 0g/100g. média de 0.48g/100g.
    • Estes valores acima referem-se apenas a polpa de tomate sem tempero.

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Artigo escrito por Inês Simões Alves (3671NE)

Referências bibliográficas

Johnson-Down L. Food habits of Canadians: lutein and lycopene intake in the Canadian population. JADA. 2002; 102(7):9988-91.

Vitucci, D., Amoresano, A., Nunziato, M., Muoio, S., Alfieri, A., Oriani, G., Scalfi, L., Frusciante, L., Rigano, M. M., Pucci, P., Fontana, L., Buono, P., & Salvatore, F. (2021). Nutritional Controlled Preparation and Administration of Different Tomato Purées Indicate Increase of β-Carotene and Lycopene Isoforms, and of Antioxidant Potential in Human Blood Bioavailability: A Pilot Study. Nutrients13(4), 1336. https://doi.org/10.3390/nu13041336

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