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Palavras-chave: obesidade; doença renal; causal; gordura; dislipidemia; insulinorresistência; hipertensão; proteinuria; stress oxidativo; metabólicas. A obesidade é uma doença crónica e um problema de saúde pública. Encontra-se associada a uma das principais causas de morte mundial, uma vez que para além do peso, existe um excesso de gordura, o que leva a diversas patologias. Ultimamente tem sido investigada a ligação entre a doença renal e a obesidade e chegou-se à conclusão que existe uma ligação causal. Ou seja, a obesidade pode contribuir para a doença renal (Nawaz et al., 2022; Xu et al., 2022; Yim & Yoo, 2021). As razões pelas quais a obesidade pode impactar na saúde renal deve-se: à possível existência de diabetes tipo 2;à possível disfunção endotelial;à possível presença de proteína

Como muitas pessoas podem não ter a possibilidade de aquecer o almoço no local de trabalho, partilho convosco 20 almoços saudáveis para levarem para o trabalho sem precisar de aquecer. Salada de polvo cinco soldosHambúrguer de falafelSalada de atum e lentilhas verdesCrostini com pesto de sésamoSalada de couscous com vegetais salteadosWrap de húmus de feijão branco com abacate, tomate cereja e espinafresSandwish vegan com grão de bicoMassa tricolor com tofu salteado, queijo de cabra, nozes e pêraCouscous thai com legumes, amendoim e hortelãBowl de arroz integral, tofu salteado com pimento e molho de amêndoaSalada de macarrão integral com salteado de curgete

A Maca, ou Lepidium meyenii, é uma planta indígena, originária do Peru, que cresce no alto de montanhas em condições adversas. Na Europa, aparece disponível para consumo em forma de suplemento ou em pó. Pode ser adicionada em bebidas, papas ou outros alimentos. A planta é descrita como adaptogénica, estimulando as defesas imunológicas e aumentando a força e resistência musculares. A sua utilização tem sido útil como revitalizante em casos de cansaço e debilidade física e mental.  É rica em fibras, um grande número de aminoácidos essenciais, ácidos gordos e outros nutrientes, incluindo vitamina C, cobre, ferro e cálcio. O pó da sua raiz é rico em hidratos de carbono, vitamina C, cobre e ferro, compostos vegetais

Para perder peso os acompanhamentos não precisam de ser só saladas, podemos também fazer deliciosas receitas apenas com legumes. Partilho com vocês 30 acompanhamentos só de legumes, que podem fazer no seu dia-a-dia para ajudar a perder peso de forma equilibrada e abóbora. Esparguete de legumes no fornoPuré de abóboraArroz de couve florLegumes salteados com vinagreLegumes estufadosLegumes na wok (chuchu, pimento, cenoura)Couve flor assada com alhoSalteado de bimis com cogumelos e balsâmicoPuré de couve florPuré de legumesArroz de brócolos e couve flor EsparregadoEspargos verdes salteadosSalteado de couve roxa, courgete e cenouraAssado de brócolos e batata docePuré de brócolosChips de courgete no fornoLegumes

As granolas geralmente consistem numa mistura de:  Flocos de cereais Integrais;Frutos secos; Sementes; Toppings (exemplos: arandos desidratados; flocos de coco; manga desidratada; pepitas de chocolate; maçã desidratada; banana desidratada);Um elemento de ligação (exemplo: óleo de coco; azeite; manteiga de amêndoa; manteiga de amendoim; manteiga de sésamo; mel; geleia de arroz; geleia de milho). No final leva-se ao forno para tostar. O último ponto é o que distingue a granola de um muesli. Tendo isto em conta, as granolas acabam por ser mais calóricas e doces. A melhor forma de controlar a adição de açúcar colocada numa granola é optar por fazer uma caseira, sendo que não

Hoje saliento o marmelo, o diospiro, a romã e a castanha para que nunca lhe faltem ideias de como os usar de forma saudável. A minha sugestão? 15 receitas com fruta de outono: Wellington de cogumelos com castanhasCrumble de maça e marmelo com chocolate e romãQuesques de marmeloPeito de frango com castanhasCheesecake de diospiroTarte de diospiroMousse de diospiroRolo de marmelosBolo de marmeloPudim de chia com diospiroSalada de rúcula, romã e rabanetesMarmelada de abóbora, marmelo e nozTarte de maça com mousse gelada de castanhaGelado de castanha Suflé de marmelos

Uma proteína vegetal em pó de qualidade deve ser isenta de organismos geneticamente modificados e, de preferência, produzida a partir de ingredientes de agricultura biológica. As proteínas vegans em pó são utilizadas para complementar a alimentação e podem ser ingeridas em diferentes momentos do dia. Com o intuito de melhorar a performance desportiva, deve ser assegurado um aporte adequado de proteína após a prática de exercício físico, uma vez que é fundamental para promover a recuperação muscular. As opções vegans são produzidas a partir de leguminosas, sementes, cereais e frutos oleaginosos, como, por exemplo, ervilhas, soja, arroz e cânhamo. Por norma, as proteínas vegans em pó são isentas de glúten e de lactose e podem conter aromatizantes que proporcionam

A abóbora é a rainha dos legumes de outono. Apesar de ser muito utilizada na sopa, também pode ser utilizada em inumeras outras receitas. Por isso, neste post partilho 30 receitas com abóbora. Veja também este artigo sobre "Por que é que devemos consumir a abóbora e as suas sementes" Bolo de abóbora e amêndoaArroz integral com frango e abóboraCreme de abóbora e coentrosSalteado de tofu com ervas, abóbora e grelosRisotto integral de abóbora e cogumelosCouscous com abóbora assada, cogumelos salteados, molho de mel e mistura de sementesEstufado de feijão vermelho, com abóbora e arroz integralQuiche de abóbora, cogumelos e espinafresCompota

O stress pode ter efeitos negativos na nossa saúde. Pequenos eventos diários, como estar atrasado para uma consulta, perder um autocarro ou ter discussões com colegas ou familiares, são experiências irritantes, frustrantes e stressantes que estão inseridas no nosso dia-a-dia (1).  Esses pequenos eventos diários stressantes que ocorrem de forma rotineira e prolongada podem trazer efeitos negativos ao nosso organismo, como por exemplo, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, subida da pressão arterial, conduzir a comportamentos como fumar e beber álcool em excesso, distúrbios intestinais, baixa imunidade, problemas de pele, insónias, ansiedade, diminuição de energia, bem como aumentar risco de depressão e até mesmo levar

Quando as temperaturas baixam, começamos a sentir necessidade de receitas mais quentinhas e reconfortantes. Por isso, deixo-lhe 30 receitas de pequenos-almoços de outono/inverno, saborosas, saudáveis e nutritivas. Papa de aveia com amêndoaPapa de aveia com alfarrobaAveia no forno com maça e canelaPapa de aveia com morangosPanquecas sem glúten e sem lactoseCrepioca com frutaBolo de caneca de limão e cocoBolo de amendoim na caneca sem glútenTosta de amêndoa e maça caramelizada com canela Papas de pãoFrench toast de banana e chocolate Pão de espelta com sementes de girassol e arandosWaffle de aveia e amêndoa com “iogurte” de caju, banana e pepitas de cacauMuffins de