Superalimentos, refeições com vida

Superalimentos, refeições com mais vida

A ideia deste livro surgiu de vermos que o mercado dos superalimentos tem crescido muito em Portugal e que as pessoas não sabem muito bem a que sabem, como usá-los ou por que razão os devem usar. Além disso, eu sinto ainda que as pessoas não sabem o verdadeiro significado da expressão “somos o que comemos”. Acho que ainda não tiramos partido da nossa alimentação como devíamos. E o livro foi criado todo nesse sentido.

Apesar de não existir uma definição oficial, no fundo o conceito de superalimentos refere-se a todos os alimentos que, pela sua elevada concentração em determinadas substâncias (essencialmente antioxidantes), se destacam dos outros alimentos e desempenham um papel importante na prevenção de doenças. É importante perceber que os superalimentos devem ser integrados numa alimentação saudável e equilibrada e que, se tivermos maus hábitos alimentares e um estilo de vida desequilibrado, não será a ingestão de superalimentos que, por si só, servirá para prevenir as patologias para as quais estão indicados.

Este livro contém uma lista de 30 superalimentos com as suas fichas de saúde, onde são referidos os benefícios que podem ter no nosso organismo. Todos estes benefícios foram referenciados a partir de estudos que pesquisei para mostrar aos leitores que a informação referida é verídica.

Contém ainda um gráfico de alimentos da época para sabermos conjugar os alimentos de forma a tirar o maior partido deles, uma lista de compras essencial para uma alimentação saudável e receitas com declaração nutricional para o pequeno-almoço, o almoço, o lanche, o jantar e a sobremesa. Para ajudar todos aqueles que têm alguma restrição alimentar, como é o meu caso, cada uma das receitas contém símbolos específicos como “sem lactose”. “sem glúten” ou “vegetariano”.

É um livro cheio de cor e de vida para explorar, folhear, tomar notas, fazer alterações, deliciar-se e experimentar. Se tiver alguma dúvida sobre ele pode sempre enviar-me um email e trocar algumas ideias comigo.

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Equilibrio – o guia de receitas para um intestino saudável

O organismo humano é colonizado por uma imensidão de microrganismos. São cerca de 100 triliões as bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas eucarióticos que cobrem todo o nosso corpo desde a pele, a boca, o nariz, as orelhas ou mesmo o intestino. Nesta diversidade de microbioma conseguimos encontrar cerca de 10000 espécies diferentes cada uma com o seu DNA específico, e todas elas têm um papel central da nossa saúde. Este microbioma é quase considerado um órgão por si só, quase tão importante para o nosso organismo como os pulmões, o fígado ou os rins.

Ao longo dos anos têm sido realizados inúmeros estudos que mostram que a flora bacteriana intestinal é das mais influentes do nosso organismo e que tem influência sobre praticamente todos os processos do nosso organismo, desde a função imunitária, a capacidade de desintoxicação, a absorção de nutrientes, a produção de metabolitos, o metabolismo energético, e até a transmissão sináptica. Cada vez mais cientistas conseguem associar o microbioma com o nosso humor, capacidade de memória, libido, auto-estima ou capacidade imunitária e, além de tudo isto, estes pequenos seres começam também a ser associados a doenças como alergias, doenças inflamatórias, diabetes, cancro ou mesmo demência e doenças degenerativas cerebrais.

Que somos o que comemos já todos sabemos, mas será que sabemos exatamente o que isso significa? No meu livro “Superalimentos, refeições com mais vida” tentei passar a mensagem que podemos potenciar uma alimentação completa, variada e equilibrada com alguns superalimentos, tornando-a também funcional no sentido da prevenção de inúmeras doenças e processos degenerativos. Neste livro, pretendo mostrar-vos como aquilo que ingerimos em cada refeição, em cada snack, em cada dentada, pode ser o maior desafio para a saúde do nosso microbioma e, consequentemente, o maior fator de influência para o nosso estado de saúde. Aqui encontra quase 100 receitas saborosas e saudáveis que o vão ajudar a manter o equilíbrio.

A nossa alimentação influencia direta e fortemente a diversidade e o equilíbrio da flora bacteriana intestinal. Uma alimentação rica em fibras que alimentam as bactérias probioticas e pobre em açúcares refinados que alimentam as bactérias invasoras, ajuda a manter a integridade da parede intestinal, a permitir a absorção equilibrada de nutrientes e o bloqueio da absorção de toxinas, combate os processos inflamatórios e permite o bom funcionamento do organismo.

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