Guest Post: 7 gramas de ternuta

O post de hoje é dedicado à Maria José, do blog 7 gramas de ternura! Espero que goste :)


O seu blog tem uma grande variedade de receitas tanto mais gulosas como para o dia a dia. Segue alguma linha orientadora para a sua alimentação?

Tento seguir uma alimentação variada, com o uso diário de legumes e fruta fresca e optando sempre pelas carnes brancas e peixe.  
Nos ultimos tempos fui fazendo algumas alterações  na nossa alimentação e mudando alguns hábitos. Devido a problemas de saúde do meu marido, tivemos que adoptar novos hábitos.
Procuro  ter sempre legumes frescos e fruta no frigorífico.

Costuma fazer algum planeamento semanal das suas refeições ou vai cozinhando normalmente?
Com os meus horários e com as alterações a nivel de trabalho dos ultimos tempos, nem sempre é fácil seguir as refeições planeadas. Muitas vezes vou alterando as refeições que tinham sido pensadas. Ainda assim tento fazer uma alimentação variada, simples mas cheia de sabor. A ajuda do meu marido tem sido fundamental, sendo ele o responsável por muitas das nossas refeições.

Se tiver um dia cansativo e tiver que cozinhar algo rápido e saudável o que costuma escolher?
Uma massa é sempre uma excelente solução. Seja porque nos permite utilizar os mais variados ingredientes ou porque é uma das refeições que mais agrada às minhas filhas. Um bom prato de massa sabe sempre bem!

Onde é que vai buscar inspiração para cozinhar novos pratos?
Desde muito cedo que me interessei pela cozinha. A minha avó paterna, que muito me ensinou, foi alguém que sempre me inspirou. Adorava ver e ajudar a minha avó a cozer o pão. A fazer as bicas de massa de pão de milho para os netos e bisnetos.

No dia a dia tento fazer receitas diferentes com aqueles ingredientes que estão pelo frigorífico ou pela dispensa. As dezenas de livros de culinária que tenho também são de grande ajuda e servem de inspiração.
 
Que género de receitas sente que são mais apreciadas pelos seus leitores?
Os doces continuam a fazer os leitores ficar com um sorriso nos lábios. As receitas de doces, bolos ou sobremesas fazem disparar as visitas no blog. Mas os comentários gerais dos leitores do 7 gramas de Ternura, faz-me ver que  as receitas salgadas são também muito apreciadas.

De uma forma geral, os produtos que usa no teu dia-a-dia são fáceis de encontrar?
Os comentários que mais prazer me dá receber são exactamente sobre isso. É  muito gratificante sentir que realmente posso ajudar na hora de decidir o jantar. É tão bom ouvir que não mude, que adoram o blog porque se quiserem preparar uma receita conseguem ter todos os ingredientes em casa. Que as minhas receitas são simples, fáceis de preparar e acessíveis a todos.

Onde costuma fazer as suas compras alimentares?
Durante praticamente toda a minha vida as minhas compras foram feitas “em casa”. Os meus pais tinham um pequeno minimercado de aldeia,  que mais tarde passou para as mãos dos meus irmãos. Ali havia um pouco de tudo. As frutas mais frescas e os legumes mais puros.

Prefiro sempre os mercados pequenos com legumes das hortas vizinhas e produtos de qualidade. O talho é o mesmo há muitos anos e o peixe é de um mercado/peixaria de muita confiança de duas amigas de sempre. Ali encontro sempre os melhores legumes e as frutas mais frescas.


Aqui em  casa, numa horta muito pequenina, conseguimos ter um pouco de tudo, desde  várias ervas aromáticas, alfaces, morangos, courgetes e alguns legumes pequenos.

Que receita saudável sugere aos nossos leitores?

Mousse de Iogurte e Manga
Para 4 pessoas
Informação Nutricional aproximada por pessoa: 157Kcal; 28.7g de HC; 1.7g de Lípidos; 5g de Proteínas
Ingredientes:
2 mangas médias maduras
2 iogurtes gregos magros
3 claras
2 c. de sopa de mel
granola caseira
framboesas q.b.

Preparação:
Descasque as mangas, e corte-as em pedaços. Reserve um pouco para a decoração e triture a restante atá obter um puré. Coloque  os iogurtes durante 30 minutos no congelador para que fiquem bem frios.
Bata as claras em castelo bem firme. Bata os iogurtes com o mel e envolva-os nas claras.

Em taças altas coloque uma camada de creme de iogurte, cubra com  puré de manga e granola. Por cima coloque mais creme de iogurte e termine com puré e uma framboesa.

Sirva de seguida.


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